Translate

Geografia

26/10/2014




O que é Sustentabilidade?
O conceito mais simples que podemos dar para a palavra "sustentabilidade", seria... Desenvolvimento presente, garantindo o futuro das próximas gerações, ou seja, preservar nosso planeta, para que as seguintes gerações não sofram.

Mas para especificar melhor o que é a sustentabilidade, pesquisei em vários sites e cheguei a minha conclusão, que:

Sustentabilidade é a palavra para definir as atividades que o ser humano faz no presente para suprir as nossas necessidades sem comprometer a vida, o futuro das nossas próximas gerações, ou seja, está diretamente associada ao desenvolvimento econômico e material, sem prejudicar o meio ambiente.
Podemos citar várias ações de sustentabilidade, como:
- Exploração dos recursos vegetais, florestas e matas, de forma controlada, garantindo o replantio, sempre que necessário;
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica;

Em minha casa, meu avô fez uma ação sustentável, a qual achei muito interessante. Como estamos vendo em vários teles jornais, a água está em falta em grande parte do nosso estado, devido a falta de chuva, e também, ao uso incorreto que a população faz desse bem tão grande, a água. Aqui em casa, lavávamos o quintal, a frente de casa, a calçada, aguávamos as plantas, diariamente, como muitos cidadães fazem.
Meu avô, vendo isto, resolveu fazer algo que, pudéssemos continuar com os nosso hábitos, mas de uma forma mais sustentável, fazendo um "projeto" muito legal.
Ele ligou canos, a duas caixas de água, cada uma de 1.000 litros, da forma que, quando chove, esses canos levam a água que cai da chuva para dentro dessas caixas, armazenando essa água.
Com esse "projeto" incrível do meu avô, nós continuamos lavando a calçada, o quintal, com a água da chuva, e principalmente aguando as plantas com essa água, pois é muito mais benéfica para elas, com isso, mantemos a casa limpa e as plantas vivas, se gastar nenhum pingo de água da qual usufruímos para tomar banho, lavar louça, roupa. 
Nós, seres humanos, adotando essas ações sustentáveis, garantimos um planeta muito melhor, e garantimos um futuro melhor para futuras gerações!!! 


17/10/2014

Esse mês (não me lembro perfeitamente o dia), o nosso professor de geografia, o André, esteve passando um documentário para a minha sala, a 7ªB, e a pedido dele, estou fazendo um resumo e dando minha opinião desse vídeo.
O documentário retrata a história dos catadores de reciclagem (pois lixo é aquele que não tem mais função, e na realidade, eles pegam coisas que ainda irá servir para alguma coisa), que participam de um projeto que o artista plástico, Vick Muniz começa no senário de um dos maiores aterros do Rio de
Vick Muniz
Janeiro, o Gramacho (que hoje já está fechado). Ao longo do filme, vai contando a realidade brasileira quanto aos resíduos produzidos pela população mostrando a transformação de vida, das pessoas que vasculham o lixo, atrás de materiais como o plástico, o metal, para vender as empresas de reciclagem, e garantir o seu dinheiro no mês, que ao pensarmos, é muito pouco.
O projeto de Vick Muniz, que teve o objetivo de fotografar, e, através daquelas fotos, fazer elas com materiais encontrados no lixo, e que teriam aproveito, trouxe, além do sucesso, muito dinheiro para esses moradores que ajudaram o famoso artista plastico ( que esse projeto rendeu, pelo menos R$ 100.000,00 reais. 
Eu achei esse documentário importante, pois só imaginávamos a vida desses "catadores de reciclagem", não tínhamos ideia do sofrimento dessas pessoas, de não ter o salário todo mês depositado na conta do banco, como a maioria dos brasileiros têm, de não ter certeza que amanhã, iria comer, e também da iniciativa do Vick Muniz, de querer mudar essa realidade tão triste do nosso país, e conseguir!!! Gostei muito de ter assistido a esse vídeo!!!
Aqui estão algumas das obras que Vick teve a honra de fazer no Aterro Sanitário Jardim Gramacho, com os catadores de materiais recicláveis:












O vídeo que assistimos, vocês podem acompanhá- lo logo abaixo:





19/09/2014
Como já vimos, os minerais são indispensáveis na nossa vida, principalmente quando falamos de indústrias, pois os minerais estão em diversos produtos, como podemos dar como exemplos, os automóveis, as máquinas, tratores, cimento, entre vários outros, são fabricados através de matérias primas dessa extração.

Mas também não podemos esquecer que, além de termos os benefícios da extração, também temos os impactos ambientais que essas extrações podem causar.

Para a extração do petróleo, por exemplo, ocorre a perfuração do solo até a camada do pré- sal, degradando o nosso solo. Outro exemplo que podemos dar, é a extração de ouro em garimpo.
Aqui no Brasil, tivemos a Serra Pelada, que era um garimpo de ouro. Esse garimpo trouxe muitos problemas para a nossa população, pois para criá-lo, teve que ocorrer  o desmatamento da nossa floresta, além da utilização do Mercúrio (que também é um mineral) para facilitar a separação do ouro, trazendo graves problemas de saúde para os seres humanos, pois como o mercúrio vai para a água, os peixes se alimentam dele ( pois pensam que é um alimento), e como o organismo do peixe não digere esse tipo de mineral, o Mercúrio fica preso nas entranhas dos peixes.
E assim os pescadores pescam, vendem, e nós compramos, e o Mercúrio continuou lá. E quando comemos o peixe, o mercúrio vem para dentro de nós, e como nosso organismo também não digere o mercúrio, ele fica no nosso corpo, causando câncer em nós. Mas também não quis diser que todos os peixes vão ter isso. Alguns não.
Mas voltando ao assunto mineral, a extração nos traz muitos problemas ne??
Mas como viveremos sem os minerais???
Mais uma dúvida, mas quem vai decidir a resposta vai ser cada um de nós, dependendo do ponto de vista de cada um!!


18/09/2014
Todos nós sabemos que para a nossa sobrevivência... Nós dependemos da natureza ou seja, dos três reinos : Animal, Vegetal e Mineral.

Esse ano em Geografia... estou aprendendo muito sobre, principalmente, o reino Mineral... E nessas aulas, descobri muitas coisas.... principalmente que tudo o que temos/utilizamos, vem de um conjunto de minerais, daí nasceu a curiosidade... o que é realmente um mineral??

Fiz várias pesquisas em diversos sites da web... e cheguei a minha conclusão...

Mineral é um corpo natural e sólido formado de processos físicos - químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado não apenas na sua composição química, mas também na sua estrutura cristalina. Em resultado nisso, materiais com a mesma coposição química podem ser totalmente diferentes em resultado de meras diferenças estruturais, como, por exemplo o grafite e o diamante.


Diamante



Grafite

















Existem mais de três mil minerais!!! Inacreditável!!


Agora para e pensar.... quantos minerais nós precisamos/necessitamos para a nossa sobrevivência?? Devem ser muitos né??

Os Minerais se dividem nos três seguintes grupos:

Metálicos: que são os minerais que contém em sua composição elementos químicos de metal, que podem possibilitar uma razoável condução de calor e eletricidade. Como o:



Ferro

Cobre



Alumínio


Uma curiosidade que descobri nas aulas... e quero dividir com vocês.... É a transformação da bauxita em alumínio.


Esse vídeo vai explicar um pouco de como a bauxita se transforma em alumínio.



Não Metálicos: que são aqueles minerais que não contém em sua composição elementos químicos de metal.


Diamante


Areia


Calcário


Recursos Energéticos Fósseis: que são aqueles que contém em sua composição química elemento orgânicos. 




Carvão Mineral

Petróleo

Areia




Nesse vídeo, podemos ter uma noção de como o petróleo é produzido.










O outro asunto que também trabalhamos esse ano foi as rochas

E também nasceu a curiosidade de saber o que é realmente as rochas??

A minha conclusão foi a seguinte:

Rochas são uma união sólida que ocorre naturalmente e é composta por um ou mais minerais. Podemos dizer que a camada externa da Terra (a crosta terrestre) é composta por rochas.
Quando a rocha tem seus minerais que pertencem a mesma espécie, a rocha é considerada monominerálica, e quando foram de espécies diferentes, é considerada pluriminerálica.

EXEMPLOS DE ROCHAS MONOMINERÁLICA:
Calcário
Quartzo












Mármore


EXEMPLOS DE ROCHAS PLURIMINERÁLICAS:

Gnaisse

Granito




Gabro

As rochas são separadas em três diferente grupos: as rochas magmáticas/ígneas, as sedimentares e as rochas metamórficas.

ROCHAS MAGMÁTICAS, também conhecidas comoígneas, são aquelas originárias no interior da Terra, produto da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos e elementos voláveis, como por exemplo, vapor d'água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também da mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes.


ROCHAS SEDIMENTARES, são compostas por sedimentos carregados com água e pelo vento. Ela se forma por três processos principais:
- Pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;

- Pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas;

- Pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.

As rochas sedimentares podem ser:

- Consolidadas - se os detritos apresentam- se ligados por um cimento, como é  caso das brechas;

- Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.

ROCHAS METAMÓRFICAS, é um tipo de rocha derivada da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares wue sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condiçôes do ambiente em que estão enseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral. São rochas alteradas por temperaturas e/ou pressôes mais elevadas do qu as verificadas a quando da sua gênese. As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperaturas e pressão.



2 comentários: